Envelhecer não é permanecer jovem, é extrair de sua idade as particularidades, as velocidades e lentidões, os fluxos que constituem a juventude desta idade.
Deleuze & Guattari, 1997.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010


A Síntese de Indicadores Sociais do IBGE apontou, no ano passado, que houve um aumento de 3,4 anos na expectativa de vida do brasileiro, de 1997 para 2007. Viver mais sempre foi um desejo dos seres humanos e, hoje, já é uma realidade.

Envelhecimento ou longevidade?, lançamento da PAULUS, pretende fomentar a reflexão acerca de como é viver mais e melhor os anos que estão reservados a uma crescente parcela da população dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil.

Vera Maria Antonieta T. Brandão e Elizabeth Frohlich Mercadante, que escreveram a obra em conjunto, mapeiam caminhos para a compreensão do tema, que, no livro, é apontado como complexo. “Apesar de muito discutido ultimamente, o termo ou tema envelhecimento ainda assusta por seu desconhecimento, resultante de preconceitos, e por seus diferentes usos e significados”, explicam.

No segundo capítulo da obra, “Discursos sobre o envelhecimento – mitos e preconceitos”, as autoras disponibilizam declarações de idosos, de profissionais da área gerontológica, de pessoas mais jovens sobre essa temática, além da perspectiva da mídia. O objetivo é validar que a construção dos discursos sobre o envelhecimento tem colaborado, mantido e até ampliado os mitos a respeito desse fenômeno da vida humana atual.

O livro é um instrumento para que todas as pessoas reflitam, de forma aberta e sem preconceitos, sobre essa problemática e, com isso, ampliem as possibilidades de informação e discussão sobre temas fundamentais para todos nós. “Deixamos, possivelmente, mais indagações do que respostas, mas como acreditamos na vida em processo de-vir, essas questões fundamentais do ser humano nos levam a uma busca permanente em todas as idades da vida”, afirmam.

Envelhecimento ou longevidade? pertence à coleção Questões Fundamentais, que reúne mais de 55 títulos em diversas áreas do conhecimento, como Saúde, Comunicação, Educação, entre outras.

Elizabeth Frohlich Mercadante. Doutora em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC-SP. Vice-coordenadora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia – PUC-SP.

Vera Maria Antonieta Tordino Brandão. Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais / Antropologia pela PUC-SP. Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (NEPE) do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia – PUC-SP.


Serviço

Título: Envelhecimento ou longevidade?
Autor: Vera Maria Antonieta Tordino Brandão/Elizabeth Frohlich Mercadante
Coleção: Questões Fundamentais
Acabamento: brochura
Formato: 10,5 cm x 18 cm
Paginas: 120
Preço: R$ 12,00
Áreas de interesse: Saúde

fonte: http://www.paulus.com.br/imprensa/detalha_materias2.php?id=3305

Nenhum comentário:

Postar um comentário