O protótipo de uma casa ideal para evitar acidentes com idosos foi montado no SESC de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense durante o mês de setembro. Os visitantes receberam orientações sobre os cuidados a serem tomados para que não sejam vítimas de armadilhas domiciliares.
Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas de mais de 60 anos e 75% dessas lesões acontecem dentro de casa.
O SESC expôs uma casa modelo: objetos e móveis com pontas ficam proibidos. A cama deve ter uma altura suficiente para que o idoso sentado consiga encostar toda a sola do pé no chão.
O banheiro apresenta barras de apoio instaladas na parede e os tapetes devem ser antiderrapantes para evitar tombos e escorregões.
A exposição também reproduziu situações presentes nas ruas como raízes expostas das árvores, pedras soltas, principalmente as portuguesas, e buracos, comuns nas ruas. Monitores deram instruções a idosos para tomarem cuidados e evitar acidentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário