Seminário Regional sobre Acessibilidade do Ambiente, Desenho Universal, Turismo e Desenvolvimento
O Seminário A Parceria Global para Deficiência e Desenvolvimento (GPDD) está organizando um Seminário Regional sobre Acessibilidade do Ambiente, Desenho Universal, Turismo e Desenvolvimento, em apoio à implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências (CRPD). A reunião será realizada em Maputo, como parte do Programa de Aprendizagem e Capacitação e Divulgação de Eventos do Projeto de Demonstração do GPDD em Moçambique, "Incluindo as pessoas com deficiência na Redução da Pobreza e Crescimento Econômico e Social e Estratégias de Desenvolvimento". O Seminário acontecerá aos fims de feverero 2010. O relatório da reunião será amplamente divulgado e terá contribuição significativa no processo de implementação da CRPD.
Temas do Seminário
O seminário de três dias incluirá apresentações de especialistas e discussões sobre diferentes áreas temáticas como listado abaixo.
Turismo Inclusivo como uma ferramenta para promover o desenvolvimento: Esta secção incidirá sobre os benefícios do turismo inclusivo na promoção da redução da pobreza e desenvolvimento. Apresentações e debates irão focar nas barreiras e facilitadores do turismo inclusivo na região e estratégias práticas para integrar deficiência em todos os esforços turísticos.
A acessibilidade do ambiente construído: O seminário vai explorar os conceitos-chaves para proporcionar ambientes livres de barreiras físicas. Irá incluir discussões sobre os seus custos e benefícios para pessoas com deficiência, governos, empresas e sociedade em geral, dimensões sociais e culturais da acessibilidade, a formação do pessoal envolvido na construção e os principais elementos necessários para garantir a acessibilidade no turismo.
Desenho Universal: Os princípios do desenho universal (UD) será apresentado juntamente com os benefícios da utilização do desenho universal para garantir o acesso turístico a todos os indivíduos. Especialistas também vão discutir se os ambientes universais serão inerentemente acessíveis ou como os esforços da construção pode combinar princípios universais com as melhores práticas atuais em projetos acessíveis.
Legislação, políticas e normas: Esta seção discutirá tanto a nível nacional e internacional mandatos para acessibilidade do ambiente (incluindo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências (CRPD), as políticas nacionais para garantir a acessibilidade ao ambiente construído, e as estratégias para a implementação. O seminário irá também olhar a existência ou a inexistência de normas internacionais, regionais e nacionais para a acessibilidade ambiental, especialmente no que tange às diferentes áreas envolvidas no turismo.
Monitoramento e avaliação: Especialistas vão discutir estratégias e métodos para reforçar a avaliação e o monitoramento das leis de acessibilidade ambiental, políticas e normas por parte dos governos, bem como Organizações de Pessoas com Deficiência e Organizações da Sociedade Civil.
Experiências de diferentes países e estudo de caso: Especialistas de países da África (Angola, Botsuana, Lesoto, Malawi, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Zâmbia e Zimbábue), Ásia, América do Sul (Brasil), e Estados Unidos serão convidados a partilhar suas experiências profissionais. Moçambique será tomado como estudo de caso para destacar as oportunidades e desafios para a acessibilidade ambiental e turismo inclusivo e promover uma discussão para identificar as práticas mais promissoras e estratégias para garantir a acessibilidade e turismo inclusivo na região Africana.
Em preparação para o seminário, o GPDD irá realizar uma breve pesquisa com os participantes para recolher informações sobre boas práticas, experiências de campo e estudos de casos relevantes que possam ser utilizados para gerar materiais de divulgação do seminário
Fonte:
Scott Rains
Link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário